IPVA do Carro Roubado: Como pedir reembolso?

Não é preciso pagar IPVA do Carro Roubado saiba que tem como pedir reembolso, o dono de veiculo além de ter um prejuízo com seu carro roubado, não sabe que pode pedir reembolso do IPVA do Carro Roubado, assim é uma despesa sem usar o veiculo.

imposto ipva obrigatorio 582x400 - IPVA do Carro Roubado: Como pedir reembolso?

Saiba que pela lei tem como você reaver seu dinheiro pago durante o tempo que foi roubado e impede que você continue pagando o imposto sem ter mais o carro, pois o Brasil acontece isso todo dia na rua e normalmente as pessoas não sabem se tem direito de pedir a isenção e continuam pagando ao governo aumentando a despesa.

O que é IPVA

A sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo um imposto de pagamento obrigatório por todos os brasileiros, esse valor fica 50% para os estados e 50% para sua cidade que também tem estradas para arrumar e construir novas.

Muitas categorias de veículos são obrigadas a contribuir anualmente com o imposto, sendo cobrado valores diferentes para cada categoria ano e valor do veiculo, algumas categorias são cobradas como automóvel, motocicletas, caminhões e ônibus.

IPVA TO 2019
IPVA SP 2019

Existe também a isenção de imposto que é concedida a um pequeno grupo de pessoas, que tem direito de pedir a isenção pela lei, assim como quem teve seu veiculo furtado tem direito de pedir reembolso do IPVA do Carro Roubado.

imposto do ipva 2019 600x266 - IPVA do Carro Roubado: Como pedir reembolso?

Lei sobre IPVA do carro roubado

A restituição varia de acordo com o estado onde você mora, esse valor pode ser restituído integralmente ou parcialmente de acordo, como sempre é pedido depois de ter seu veiculo furtado, por isso o nome é IPVA do carro roubado, onde vai ter o dinheiro pago no imposto automotor somente no ano seguinte ao pagamento.

Existem varias hipóteses como você ter seu veiculo roubado e depois de um certo tempo ser recuperado, você pode pedir isenção parcial pelo período que ficou sem o carro sendo calculado 1/12 de corno com os meses que ficou sem o veiculo.

transito ipva 600x400 - IPVA do Carro Roubado: Como pedir reembolso?

Cada estado tem suas próprias leis como você pode pedir manualmente pelo SEFAZ o ressarcimento, obtendo o valor pago no ano seguinte e em alguns estados o ressarcimento é feito de forma automática, dinheiro voltando para sua conta sem ter todo processo de pedir a isenção.

Restituição IPVA do carro roubado

Saiba como pedir a restituição do IPVA do carro roubado, indo nos locais onde é feita a solicitação e quase sempre o pedido é aceito pelo Detran e secretarias.

Nos dias atuais o Detran trabalha em parceria com as secretarias ficando mais fácil de fazer sua solicitação seguindo as normas do Sefaz de seu estado você vai obter sua restituição.

ipva do carro roubado 600x272 - IPVA do Carro Roubado: Como pedir reembolso?

A lei é bem parecida em todos os estados brasileiros onde o processo é bem semelhante, onde o dono do veiculo registra o boletim de ocorrência para depois fazer o pedidos de ressarcimento no Sefaz ou também pode ser feito o pedido em outro órgão dependendo com o estado onde você se encontra, o ideal é acessar o site da Fazenda dos estados e procurar por essas informações.

Não se preocupe porque a lei de restituição existe em todos os estados só muda um pouquinho o processo como fazer o pedido.

Não recebi a exoneração IPVA do carro roubado

Como são alguns órgãos que são responsáveis pela exoneração do IPVA do carro roubado, quase sempre acontece de forma bem sucedida pois o Detran e todas as secretarias de transito trabalham interligadas por isso raramente acontece esse erro.

IPVA AL 600x295 - IPVA do Carro Roubado: Como pedir reembolso?

Por isso é muito importante que o dono do veiculo roubado siga todas as instruções do Sefaz de seu estado onde indica todas as normas a serem seguidas pelo usuário que quer fazer este processo de solicitação.

Dúvidas sobre o IPVA do carro roubado

Se ainda restou alguma duvida sobre o IPVA do carro roubado é muito importante que você saiba onde buscar essas informações vamos auxiliar você, pode procurar m normas gerais do IPVA, ou pode procura diretamente nos sites dos órgãos do seu estado onde regulariza o transito no seu estado, abaixo órgãos onde buscar essas informações.

  • Secretarias estaduais da Fazenda;
  • Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
  • IPVA do Carro Roubado: Como pedir reembolso?
    5 (100%) 1 vote

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *